quarta-feira, 3 de março de 2010

Cine Rex

Uma das raras salas de cinema que funcionavam fora do centro de Juiz de Fora, o Cine Rex era localizado na rua Doutor Duarte de Abreu, nº 58, no bairro Mariano Procópio.

Fundado em 1925 foi um dos empreendimentos de exibição cinematográfica com a mais longa história da cidade de Juiz de Fora. O Cine Rex permaneceu em atividade de 1925 até 1979, ano de sua desativação.

Figurando entre duas categorias características de sua época, a de “cinema de rua” e de “cinema de bairro”, o Cine Rex permaneceu durante muitos anos administrado pela empresa Cia. Central de Diversões, que chegou a administrar diversas salas simultaneamente em Juiz de Fora.

Infelizmente, o espaço onde se exibia filmes deu lugar a diversas atividades musicais e eventos em geral apagando de vez na memória do bairro Mariano Procópio os traços da exibição cinematográfica que ali permaneceu presente no decorrer de cinqüenta e quatro anos.

Hoje, o cinema permanece desativado. Porém, o imóvel, já decadente, esporadicamente é aberto para abrigar eventos de dança e afins, através de sua empresa proprietária Rex Dancing Shows Ltda.